jusbrasil.com.br
23 de Julho de 2017

Veja como ficou o novo editor de texto do Jusbrasil

Mais agilidade, liberdade e segurança para você se tornar um autor. Experimente!

Shankar Cabus, UX Designer
Publicado por Shankar Cabus
há 13 dias


Se você está vendo esse artigo, provavelmente, faz parte da maior comunidade jurídica do mundo, que é o que é graças aos leitores, comentaristas e autores do Jusbrasil. E foi pensando nessas 20 milhões de pessoas que usam o Jusbrasil todos os meses, que refizemos nosso editor de texto. Veja abaixo as novidades:

O que você vê, é o que você tem

Imagine que você vai se arrumar para uma festa. Veste sua melhor roupa, arruma o cabelo da forma que só você sabe fazer, se olha no espelho, confere cada detalhe e sai de casa. Ao chegar na festa, magicamente, você está com outra roupa, outro cabelo e até um perfume diferente! Estranho, né?

Era mais ou menos isso que acontecia ao escrever um artigo no Jusbrasil. O documento publicado tinha um estilo bem diferente do que você estava vendo antes no editor. Mas isso mudou, o novo editor tem o estilo idêntico ao do documento publicado!

Ferramentas ao seu alcance

Quando estamos escrevendo um texto e desejamos colocar uma parte em negrito, primeiro selecionamos o trecho, depois levamos o cursor do mouse até a parte superior da tela, clicamos na opção de negrito e depois voltamos para onde estávamos.

Para diminuir esse vai e vem até a parte superior da tela, trouxemos a barra para perto do cursor do mouse. Agora, ao selecionar uma parte do texto (e somente assim), a barra de ferramentas aparece automaticamente em cima da seleção. Muito mais fácil e prático!

Mais liberdade e segurança para criar

Tudo bem que não podemos dar muita liberdade de formatação para não ficar fora do padrão do site. Mas sabemos que durante o processo de criação, muitos autores precisam de espaço para mover e organizar suas ideias. Por isso, tiramos a limitação de quebras de linha para que você fique mais livre para desenvolver suas ideias.

Mas não adianta ter liberdade e não ter segurança. Imagine passar horas escrevendo um belíssimo artigo, beirando uma obra de arte e, ao escrever a conclusão, falta luz, seu computador desliga e você perde tudo! Calma, antes de jogar seu computador no chão, lembre-se que, quando a luz voltar e você reabrir o editor, seu texto estará salvo exatamente como você o deixou. Ufa!

O que está por vir?

O trabalho por aqui nunca para e com o editor não seria diferente! Veja o que mais está por vir:

  • Salvar rascunho: apesar de agora salvarmos seu texto não publicado, não é possível ainda salvar mais de um rascunho.
  • Compartilhar rascunho: imagine compartilhar seu rascunho com colegas para pedir opiniões antes de publicar?
  • Adicionar tópicos: muita gente esquece de adicionar tópicos depois de publicar um documento, por isso, dar a opção de adicionar tópicos durante a edição, pode melhorar a utilização desse recurso super importante para distribuir o documento.
  • O que surgir: todo dia, observamos a utilização do site e ouvimos com atenção todas as sugestões e críticas que chegam até nós. Então, a depender do que vocês achem do novo editor, vamos melhorando o que for preciso (e possível!). Se encontrarem algum erro ou quando quiserem falar conosco, mandem um email para faleconosco@jusbrasil.com.br.

Ficou curioso? Veja agora como ficou o novo editor! Escreva um artigo e comente o que achou da nova usabilidade.


26 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Oba! Que notícia maravilhosa! Muito obrigada a toda a equipe do Jus!

Perguntas:
- Agora dá pra colocar tabela?
- Será possível agendar a publicação?
- Seria interessante poder escolher a thumbnail do artigo. Atualmente, o editor puxa a primeira imagem do texto. continuar lendo

Opa! Que bom que gostou, Alessandra! Esse trabalho foi feito em conjunto com duas equipes: uma de desenvolvimento (programadores e designers); e a outra da comunidade (estudantes e bachareis de direito e marketing). E o trabalho ficou muito bem feito mesmo! Parabéns especial à @felipems0, @matheuscorcel, @leogamas, @camilavazvaz e @igorleiters 👏👏👏

Sobre as sugestões, excelentes ideias! O agendamento nós já falamos por aqui e deve ser um dos próximos passos de evolução, depois dos citados no texto (que já estão em desenvolvimento).

Já as tabelas, são um pouco mais complicadas, então essa funcionalidade acaba perdendo lugar para outras de menor custo e maior impacto. Mas é uma boa ideia também, assim como a escolha do thumbnail. Vamos cadastrar as sugestões e tentar priorizar!

Abraços 😄 continuar lendo

Alessandra,

A ideia do agendamento de textos é maravilhosa.
Penso de maneira idêntica.

Eu mesma, me seguro para não postar mais de um texto no mesmo dia... rsrsrsrsrs continuar lendo

Maravilhosamente Perfeito.

Parabéns JusBrasil, entendo porque é o maior site de comunidade jurídica do mundo. continuar lendo

Escrevo regularmente no site e essas melhorias certamente vão melhorar a hora da edição.

Parabéns pessoal do Jusbrasil! continuar lendo

Nossa! Que maravilha!

Eu já estava testando-o como padrão Alpha e gostando das inovações, mormente a praticidade de poder inserir imagens.

No entanto, todas estas mudanças realmente vêm em boa hora!

Que dizer da possibilidade de salvar meus rascunhos?
E a possibilidade de, antes de publicar, poder compartilhar o texto com alguns colegas? Igor Leite que se prepare! rsrsrsrsrs

Escrevo com muita assiduidade, mas não tenho o hábito de guardar textos, mas publicá-los de imediato.

Será que vocês poderiam criar uma ferramenta em que o autor agendasse a data para efetiva publicação?
Não gosto de ler textos variados de um mesmo autor postados no mesmo dia.

Outra coisa, que tal, vocês mesmos criarem uns 'bonequinhos diplomados' e imagens variadas que pudessem ser utilizadas pelos autores, sem, necessariamente, a gente ter que ficar 'catando' imagens no Google e ainda correr o risco de ser processado por uso indevido de imagem ou direitos autorais?

Tenho várias outras ideias, mas falarei no 'in box', para surpreender a concorrência, se as mesmas forem plenamente acolhidas. :)

Um abraço! continuar lendo

Você é ótima, @fatimaburegio! kkkkk Também temos algumas cartas na manga para surpreender vocês e a concorrência, então vamos conversar para trocarmos alguns segredos! rsrs

Abraços :D continuar lendo

Pode me bombardear com seus textos @fatimaburegio ! Ficarei super feliz de ler em primeira mão kkkkk continuar lendo